Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo
Imagem de Serviço Mala Inteligente. Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo.

Raquel Bazetto

De Mala Pronta: 5 dicas infalíveis para montar sua mala inteligente de viagem

Talvez eu esteja atrasada, afinal, estamos na segunda quinzena de janeiro e muita gente já viajou. Mas eu garanto que essas dicas podem ser úteis para qualquer viagem de sua vida(!). Perdoem o entusiamo: Sou Pisciana! Não importa se a viagem é de lazer ou negócios, se vai durar uma semana ou 20 dias, a verdade é que a maioria de nós já levou roupas demais na mala.

Confesso que eu fazia isso até bem pouco tempo atrás. Mas depois de carregar muito peso extra, ter que comprar itens que faltaram, me tornar consultora de imagem e preparar dezenas de malas, além de conhecimento técnico, adquiri algumas habilidades que eu vou tentar resumir nas dicas a seguir:

1. Planeje (e nunca deixe para fazer a mala na última hora!)

Assim como o roteiro, faça um calendário com a programação diária ou uma ideia do que pretende fazer em cada dia. É importante se informar sobre o clima, os trajetos e o estilo do lugar. Desta forma fica mais fácil escolher e saber quantas peças levar.

Se o seu destino for praia, no verão, roupas de banho que possam ser usadas fora da areia são excelentes. Para as demais peças, prefira os tecidos leves e de fibras naturais. Se for para o frio, as roupas térmicas são indispensáveis. Elas ocupam pouco espaço na mala, podem ser usadas sob saias, vestidos, calças e, o mais importante, protegem do frio!

2. Coordene & Combine

Com esse planejamento, é hora de definir as peças. Eu sugiro pensar e praticar a técnica da ”cápsula”. A ideia da cápsula ou casulo consiste em definir um grupo de peças que podem ser coordenadas entre si, formando vários looks.

Comece escolhendo uma paleta de cor dominante. Se souber qual é a sua cartela, melhor ainda! (E se não souber, pense em fazer sua Análise de Coloração Pessoal. #meliga). Cores neutras e estampas de fundo neutro facilitam muito.

Mala casulo para viagem de 20 dias em Madri montada para uma cliente. 13 peças, sem contar acessórios e calçados, que poderiam ser combinadas entre si, totalizando 35 looks diferentes.
Mala casulo para viagem de 20 dias em Madri montada para uma cliente. 13 peças, sem contar acessórios e calçados, que poderiam ser combinadas entre si, totalizando 35 looks diferentes.

Com uma peça é possível criar várias combinações, mas a quantidade vai depender das características do seu destino. É importante fazer algumas perguntas antes de pensar nos looks: “Vou lavar roupas?” ”O clima me permite usar a parte de cima por mais de dois dias?”

Peças inteiras, como vestidos e macacões, podem ser combinadas com outras peças, criando looks bem diferentes como na foto abaixo. Mas se esse não for o seu estilo, considere-as como peças únicas, com menor possiblidade de combinação.

Mulher com vestido sobre calça jeans. Street Style.

Depois das combinações feitas, prove e fotografe os looks. Já imaginou descobrir que o sapato aperta ou a calça não veste bem apenas quando for usar?

3. Ocasiões especiais

Se a sua programação incluir uma ocasião especial (uma ópera, uma reunião importantíssima, um luau), escolha um look completo para ela.

Aqui, mais uma vez, o estilo vai fazer a diferença. Seu tubinho de paetês usado no teatro fica ótimo com tênis e você ganha um look extra! A saia de tule pode ser o par perfeito de uma t-shirt de malha, finalize com uma rasteira e bata perna pela cidade como se não houvesse amanhã!

Mulher com saia de paetês e tênis. Street Style.

4. Sapatos & Bolsas

Provavelmente serão os itens mais pesados e volumosos da sua bagagem. Não exagere, você não precisa de um para cada dia. Geralmente, 3 pares são suficientes. Leve aqueles que combinam com tudo e são muito confortáveis!

Para a praia: 2 sandálias rasteiras e uma sandália mais arrumadinha resolvem. Se o destino for o frio: uma bota, um tênis e uma sapatilha ou mocassim.

Quanto as bolsas, que sejam maleáveis. Uma de tamanho maior, que pode te acompanhar no aeroporto e no dia a dia, e outra menor, de preferência com mais de uma alça. Assim você pode usá-la a tiracolo, transpassada no corpo ou carregá-la na mão, como uma clutch.

5. Acessórios & Maquiagem

Bijus, lenços, cintos, chapéus, óculos e acessórios para cabelos são pequenos, não ocupam muito espaço e são capazes dar bossa para qualquer camiseta e calça jeans.

Mulher com camiseta branca e chapéu. Street Style.

Como eu faço:
Sou conhecida como #aloucadosóculos, tamanha é a minha paixão por eles. Eu sempre carrego vários nas minhas viagens, mas levo em protetores de tecido, já que as cases originais são geralmente grandes e rígidas e ocupam muito espaço na bolsa.

Quanto a maquiagem, deixe a paleta com 24 cores de sombras em casa. Opte por produtos com múltiplas funções: filtro solar com cor, bb cream, lip tint e delineador com pincel, por exemplo. Os produtos travel size, como o próprio nome diz, são ótimos para viagem!

Dica extra: leve sempre um traje completo na mala de mão, um chinelo e um nécessaire com itens de higiene. Se for para um lugar muito frio, viaje com o casaco mais pesado.

Update: uma pergunta recorrente no Instagram foi de como montar a mala, então resolvi atualizar o post.

Eu uso muito os organizadores de mala. Acho que facilita principalmente quando viagem é mais longa e parte da mala será desfeita no destino. Você pode encontrá-los na: Westwing, Amazon, Americanas, Dafiti, Camicado, Zara Home, Le Postiche e em outras lojas virtuais e físicas.

A dobra vai depender do tipo de peça. Eu gosto muito de rolinhos para as camisetas, malhas e calças. Lingeries e biquínis ficam melhores em saquinhos, tipo aqueles plásticos com fecho zip. Eles também são ótimos para as bijuterias, óculos e acessórios menores para os cabelos. Deixe para acomodar as camisas e as peças de tecidos mais fluídos por cima, assim tendem a amassar menos. Os sapatos, por serem mais pesados, é melhor ir embaixo de tudo em saquinhos próprios.

Exemplo de Organização de Mala. Marie Kondo.

Parece muita informação, mas acredite, com planejamento fica tudo mais fácil e até divertido!

Essas são só algumas dicas. Se você tiver outras, compartilhe comigo aqui nos comentários!

Gostou? Compartilhe agora:

Imagem de Serviço Consultoria de Imagem e Estilo. Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo.

Raquel Bazetto

é Consultora de Imagem e Estilo formada pela Dresscode® com Silvana Bianchini, pioneira na consultoria de imagem no Brasil. É especialista em Estilo Pessoal e uso de acessórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vou Falar Com a Raquel

Ao clicar em INICIAR CONVERSA, você será levada para o aplicativo WhatsApp. Caso não tenha este app instalado, retorne e faça o contato pelo formulário que existe no site.

Este site utiliza cookies que possibilitam a identificação de usuários. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.