Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo
Candice Huffine Prabal Gurung 2017

Raquel Bazetto

Beleza Sem Medida: dicas de moda para quem está acima do peso

A pauta inicial, sugerida pela Lívia, amiga querida e leitora assídua do blog, me parecia simples: “dicas de roupas para pessoas acima do peso”, mas cá estou eu, há 3 horas tentando escrever esse post.

Para mim, nunca será só sobre roupas…

Muitas mulheres se sentem inseguras com a sua imagem, e eu não estou me referindo apenas às que estão acima do peso. Muito alta, baixinha, quadril largo, seios grandes, pernas grossas, pernas finas, enfim, todas nós, que não nos encaixamos no famoso padrão irreal de beleza, sofremos com a insegurança em algum momento da vida. E é compreensível que queiramos ressaltar aquilo que achamos mais bonito no nosso corpo ao passo que disfarçamos as partes que julgamos não ser tão belas assim.

A sociedade tem um papel importante na maneira em que nos vemos, mas não é a única! Nosso cérebro tem uma percepção já estabelecida daquilo que é proporcional e os nossos olhos procuram por estabilidade visual. Por isso, no quesito roupas, equilibrar as proporções parece fazer tanto sentido.

Então, as minhas dicas são baseadas na harmonia e na proporção, com a leve intenção de manipular alguns elementos daquilo que vestimos, a fim de encontrar o tal equilíbrio visual.

1. Terceira peça, a melhor amiga.

Pode ser colete, blazer, jaqueta, cardigan, quimono ou até mesmo um echarpe mais longo. Essas peças criam listras verticais e alongam a silhueta, dando a ilusão de ser mais fina.
Além de ser um ótimo truque de styling, a terceira peça tem o poder de deixar qualquer look mais interessante. E tem para todas as ocasiões do seu dia: do trabalho ao happy hour ou uma festinha. Olha só!

Modelos Plus Size vestindo Terceira Peça. Moda para quem esta acima do peso.

Só se for sua intenção! Combinado!?

O quimono pode ser uma opção para disfarçar os braços, o maxi colete cobre o quadril e as túnicas e tops tipo blousée escondem a barriguinha.

2. Ah, o monocromático!

Quem assinou a newsletter, recebeu a cartinha de janeiro e já sabe: os looks monocromáticos (aqueles formados por uma única cor) são alongadores imediatos, pois criam a ilusão de uma coisa só. Acho importante dizer que as cores escuras e opacas retraem visualmente enquanto que as cores claras e vivas avançam, mas isso não significa que você só tenha que usar preto. Olha que lindeza esse look lavanda! E o que dizer da modelo Ashley Graham nesse vermelho vivo? Perfeita!

Modelos Plus Size Look Monocromático. Look All Black. Lavanda. Ashley Graham Vestido Vermelho. Moda para quem esta acima do peso

Neutralize-se!

As cores neutras apresentam um peso visual menor, geralmente, quanto mais neutra for uma cor (quanto mais cinza ela tiver) menor será o peso visual. Sabendo disso, é só escolher o que você prefere no visual.

3. Decote pra que te quero?

O decote tipo V, além de alongar o pescoço, diminui os ombros e valoriza qualquer tamanho de busto. Já o decote tipo U, que é muito parecido, mas é levemente arredondado, tem um corte refinado; ele deixa os ombros em evidência e também tem efeito alongador.
O decote cruzado ou transpassado, com linhas convergentes, diminuem a área da cintura. Se a intenção é equilibrar as proporções de quadril largo e ombros estreitos, o decote ombro a ombro é ótimo.

Modelos Plus Size Vestidos com Decote. Moda para quem esta acima do peso

Não é regra.

Harmonicamente falando, o decote mais raso fica melhor para quem tem seios médios ou grandes, enquanto que os decotes mais profundos ficam melhores em quem tem seios pequenos. Por deixar parte do colo a mostra, geralmente, o decote faz parte do universo sexy. Portanto, cuidado com a escolha para lugares e trabalhos que requerem um dresscode mais formal.

4. Estampas? Pode sim!

Quem foi que disse que quem está acima do peso não pode usar estampas ou listras?
O efeito de ilusão de ótica em uma estampa está ligado em como as linhas, formas e cores foram usadas. Outro ponto que precisa ser considerado é o contraste (diferença entre um cor e outra), por exemplo: listras em preto e branco são mais contrastantes que listras em azul e preto, ou seja, vão chamar mais atenção. A Candice Huffine, com o seu vestido colorido e listrado, é um bom exercício de contraste.

Agora é só observar que tipo de padronagem favorece mais ou menos o seu tipo de corpo e divirta-se!

Modelos Plus Size Look com Estampas. Looks Estampados. Candice Huffine com vestido colorido e listrado. Moda para quem esta acima do peso

Vá com calma… Ou não!

Se você ainda não se sente muito segura com as estampas, um jeito fácil é combiná-las com peças lisas. Tenha em mente que a estampa será o seu destaque, então, use a peça na região que queira chamar mais atenção. Para o mix de estampas misture uma das cores e repita a linha das formas.

5. Texturas, com as mãos e com os olhos.

A textura é característica da superfície de um objeto. Ela estimula nosso sentido tátil e visual. Sabe aquela sensação desconfortável de provar um casaco de pele FAKE (é claro) no verão de 40 graus? É disso que estou falando!

Os tecidos grossos ou com muita textura como o piquê grosso, o couro, o brim pesado, tafetá, tweeds e veludo cotelê tem o efeito de aumentar visualmente. Já a sarja escovada, gabardine, georgette, chamois caem suavemente sobre as curvas, por terem uma textura mais leve. A seguir, temos 3 mulheres com looks incríveis usando as texturas de maneiras diferentes e eu não consigo decidir qual a minha preferida. A primeira com toda sua leveza, se a segunda com tecidos mais pesados com peças de cortes perfeitos ou se é a Katie Sturino de vestido de tecido fluído com o peso do couro. Qual o seu preferido?

Modelos Plus Size. Roupas com Texturas. Katie Sturino com vestido de tecido fluído e Jaqueta do couro. Moda para quem esta acima do peso

Além dos fios.

Além da textura e de todos os outros elementos de design, dê atenção também para a composição dos tecidos. Escolha aqueles que são produzidos da maneira mais adequada possível.

6. O poder dos acessórios.

Assim como a terceira peça, os colares longos são ótimos para alongar a silhueta. Isso sem falar que os acessórios imprimem nossa digital fashion.

Quer ganhar um novo visual em segundos? Um echarpe ou lenço longo e pronto!
Seguindo a lógica de proporção e harmonia, os sapatos nudes (aquela cor que mais se aproxima do SEU tom de pele) criam a sensação de continuidade, logo, alongam. E não precisa ser salto alto, não! Sapatilha cavada de bico fino faz o mesmo efeito.
E se você gosta dos sapatos que vão além do tornozelo, pode usar sem medo! Se não quiser ter a sensação de corte ou achatamento da silhueta, é só escolher aqueles que não sobem mais que dois dedinhos do tornozelo.

Modelos Plus Size com Acessorios. Cachecol. Bolsa. Colar. Moda para quem esta acima do peso

7. Amor próprio é o melhor look.

Ufa, foram mais de 3 horas para concluir! Eu espero sinceramente que você e a Lívia gostem desse conteúdo. Ele foi escrito com muita empatia.

A minha missão como Consultora de Imagem e Estilo é construir para a minha cliente uma identidade visual que ajude a expressar suas melhores qualidades a partir da forma de se vestir, respeitando seus valores, desejos e objetivos. Eu não incentivo nenhuma cliente a emagrecer para que se sinta bela. Eu ofereço apoio e oriento a valorizar suas características físicas, pois só assim acredito ser possível intensificar o seu estilo pessoal.

Por fim, não aceite menos do que se sentir maravilhosa com seu corpo, ele te trouxe até aqui e isso é incrível!

Com carinho,
Raquel.

Gostou? Compartilhe agora:

Imagem de Serviço Consultoria de Imagem e Estilo. Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo.

Raquel Bazetto

é Consultora de Imagem e Estilo formada pela Dresscode® com Silvana Bianchini, pioneira na consultoria de imagem no Brasil. É especialista em Estilo Pessoal e uso de acessórios.

3 respostas

  1. Incrível!!! Estou em uma fase que não consigo definir meu estilo… ando preocupada com isso… suas dicas vai me ajudar muito!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vou Falar Com a Raquel

Ao clicar em INICIAR CONVERSA, você será levada para o aplicativo WhatsApp. Caso não tenha este app instalado, retorne e faça o contato pelo formulário que existe no site.

Este site utiliza cookies que possibilitam a identificação de usuários. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.