Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo
Lenço, echarpe, cachecol e xale

Raquel Bazetto

Cachecol, echarpe, xale, lenço: qual o tamanho do seu frio?

Oficialmente, este ano o inverno brasileiro começa em 20 de junho. Em algumas regiões o frio já chegou, em outras, talvez ele não dê as caras em nenhum momento. Porque é assim num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza

Pensando nisso e considerando um clima tão diverso como o nosso, eu resolvi falar de alguns acessórios de inverno que usamos ao redor do pescoço ou sobre os ombros. 

Não é tudo igual!

A função deles é a mesma: cobrir e/ou proteger parte do corpo do frio, mas existem diferenças entre lenço, cachecol, echarpe, xale e outros tecidos. Você sabe quais são?

Lenço

Os lenços tem formato quadrado. São leves e não esquentam muito por serem feitos de tecidos como seda, cetim, crepe de chine. Por outro lado, podem ser usados o ano todo, de norte a sul do país. O mais famoso dos lenços é o carré Hermès. Em breve teremos um post só sobre ele no #RaquelResponde.   

O jeito mais frequente de usar é no pescoço, mas nada te impede de dar outras funções para essas peças, como alça de bolsa, cinto ou laço de cabelos. 

Echarpe 

Assim como o anterior, as echarpes são mais indicadas para temperaturas amenas. Costumam ser feitas de voile, algodão ou chiffon. Pode ser fininhas ou largas, no entanto, são sempre compridas. Ao redor do pescoço junta de um colar longo e fino, ou presa pelo cinto, promovem um efeito alongador e um visual contemporâneo.

Cachecol

Sem dúvida é o básico do inverno nessa categoria. Os cachecóis cumprem a função que é: proteger o pescoço do frio. Tem o formato estreito e comprido. O quão quente é vai depender do tecido, o de lã é ótimo. Mas é muito comum os feito de tricôs e crochês e, nesses casos, quanto mais fechada for a trama, mais vai esquentar. 

Para mim, quanto mais voltas, melhor! Se você não é muito fã de volume nessa região, seja mais contida no número de voltas e deixe-o mais rente ao pescoço. 

Xale

Xale é peça muito antiga, alguns registros mostram que já eram usados no século XVIII. Em formato triangular, retangular ou quadrado, os xales são peças maiores, e os tecidos mais adequados para o caimento sobre os ombros são os mais maleáveis. 

No final dos anos 70, Yves Saint Laurent revolucionou sua maneira de usá-los com a sua coleção de inspiração russa.

Coleção inspiração Russia YSL

Pashmina

Diferente do que muita gente pensa (e vende), a pashmina não é uma peça como as demais. Pashmina é denominação de uma fibra muito delicada, feita com o pelo de cabras Chantang. As verdadeiras pashminas são confeccionadas no norte da Índia, numa região chamada de Caxemira, a tradição do processo artesanal é passado de pai para filho e o trabalho é tão delicado que pode levar mais de seis meses para ficar pronto. Das pashminas podem ser criados lenços, xales e uma variedade de peças nobres e igualmente caras.

Espero que você tenha gostado do conteúdo e que o friozinho já tenha chegado por aí.

Vou adorar te ver usando esses acessórios de inverno. Me marque nas redes sociais (@raquelbazetto) para que eu possa ver!

Um beijo e até a próxima.

Gostou? Compartilhe agora:

Imagem de Serviço Consultoria de Imagem e Estilo. Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo.

Raquel Bazetto

é Consultora de Imagem e Estilo formada pela Dresscode® com Silvana Bianchini, pioneira na consultoria de imagem no Brasil. É especialista em Estilo Pessoal e uso de acessórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vou Falar Com a Raquel

Ao clicar em INICIAR CONVERSA, você será levada para o aplicativo WhatsApp. Caso não tenha este app instalado, retorne e faça o contato pelo formulário que existe no site.

Este site utiliza cookies que possibilitam a identificação de usuários. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.