Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo
Roupas para Trabalhar - Foto de Capa

Raquel Bazetto

Roupas para trabalhar

No texto anterior eu falei sobre a importância das roupas na nossa comunicação. Neste aqui, vou falar de roupas para trabalhar: o dress code no trabalho. Dress code é um termo em inglês para Código de Vestimenta. Toda empresa tem normas (escritas ou não) a respeito de como as pessoas devem se vestir. Isso tem relação com o tipo de atividade e a imagem que aquela empresa quer passar para seu público.

Formal, semi formal, informal: o dress code deve ser respeitado

Atualmente, o meu trabalho me permite muita liberdade dentro dos meus estilos, as informações de moda são importantes para o que eu faço e para comunicar o que desejo. 

Mas durante 10 anos, meu dresscode profissional teve um item indispensável, o jaleco branco. Como nutricionista clínica, eu trabalhei um longo período em hospitais e clínicas, onde nem sempre era permitido sair do combo calça branca, camiseta e sapato fechado. Problemas com isso? Nenhum! Eu entendia que eram as normas do local de trabalho e imprimia meu estilo num detalhe ou outro sempre que possível. Geralmente, nos sapatos, minha paixão desde criança.

Quando estamos falando de trabalho é preciso levar em conta a imagem profissional. Muitas empresas, principalmente aquelas ligadas à tecnologia, já adotam um dress code informal onde bermudas, camisetas, moletons e chinelos são permitidos. Mas essa não é a realidade do mundo corporativo. As empresas que exigem um vestuário mais formal ou semi formal ainda são maioria.

Meu trabalho exige um dress code formal

Se esse é o seu caso, os ternos, camisas, blazers, tailleurs, calças social ou de alfaiataria e comprimentos midi devem ser o mais comum. Mas você não precisa repetir sempre o mesmo terninho cinza com a camisa branca. É possível modernizar e ainda assim manter a essência tradicional dessas peças. Apostar em estampas clássicas como poá, pied de poule e xadrezes em fundos de cores de neutras é uma opção. Deixe as cores vibrantes para os detalhes,como a pedra do colar, o cinto ou a bolsa. Ah, cuidado com o corte e caimento das peças, isso faz toda a diferença nos modelos de roupas sociais.

Nem formal, nem informal

No ambiente de trabalho semi formal o dress code transita entre formal e casual, é flexível e também o mais comum entre as empresas. Calça jeans com lavagens sólidas, blazer e terceiras peças de cortes menos rígidos, variedade de acessórios e sapatos menos tradicionais são permitidos. Alguns truques de styling pode dar uma bossa para esse dress code casual. Experimente trocar o cinto por um lenço ou trocar o primeiro botão da camisa por um broche.

Ambiente de trabalho com dress code informal: pode tudo?

Mesmo que o seu trabalho seja super informal e conte com um escorregador e piscina de bolinhas no meio do escritório, aquele ainda é o seu local de trabalho. Então, pense com carinho se a roupa parecendo que você caiu da cama direto no escritório está de acordo com a imagem que você quer passar para seus colegas.

Roupas para trabalhar. Dresscode informal Anine Bing Moletom e Jaqueta de Couro

O dress code informal tem uma relação forte com o conforto e para maioria de nós isso é um item essencial na vestimenta. O conforto físico da roupa é importante, mas não esqueça o seu conforto psicológico. Eu, por exemplo, não conseguiria ir para o trabalho com shorts jeans curtíssimo, mesmo que seja extremamente confortável e permitido no meu dresscode. 

Se você precisa ficar ajeitando o decote da blusa durante uma reunião ou conferindo o cós da calça é porque essa roupa não te traz conforto psicológico mesmo que os tecidos e conotações das peças sejam, entendeu?

Home office: o que devo vestir?

O trabalho remoto se tornou realidade para muitos profissionais nesse momento e algumas pessoas ficaram confusas sobre o que vestir para trabalhar de casa. Sim, tirar o pijama ajuda nosso cérebro a se organizar para o trabalho. E para algumas pessoas aumenta até a produtividade, a minha com certeza. 

O modo 3×4 está ativado agora e é normal querer ficar mais à vontade na parte de baixo, mas lembre-se de desligar a câmera se tiver que sair no meio da conferência e só se preocupou com o “look da cintura para cima”. Eu sugiro sempre seguir o dress code costumeiro de trabalho, com as devidas adequações, obviamente – o salto alto de bico fino e o terninho podem ser deixados de lado.

Home Office

Quem costuma participar de reuniões com muitas pessoas já percebeu que todos viram um “quadradinho” na tela. Nesse ambiente, usar uma peça colorida ajudará a destacar você no meio de tantos. Vermelho, magenta, amarelo e verde são algumas cores que chamam atenção no vídeo. Só não exagere para que sua roupa não chame mais atenção do que o que você estiver falando.

Se você é como eu, que gosta muito de acessórios para usar um só, fique atenta ao som que a mistura de pulseiras e braceletes pode causar durante um áudio, por exemplo. Recentemente assisti uma live que a apresentadora precisou interromper e retirar alguma pulseiras que faziam muito barulho e estavam atrapalhando o som da fala dela.

E já que estamos falando de videoconferências, vale ficar atenta com a luz do ambiente em que você está. Nem toda câmera consegue se adequar a diferenças muito grandes de iluminação e a área menos iluminada parecerá ainda mais escura. Se seu ambiente tem uma janela, por exemplo, evite ficar de costas para ela. Se puder, fique de frente para a fonte de luz e garanta que todos na conferência estarão vendo você muito bem!

Seja qual for o seu ambiente trabalho, em primeiro lugar: é preciso bom senso. Segundo: tenha consciência da imagem que deseja passar e se vista para isso. Acredite, é possível seguir seu estilo, estar segura, confortável e respeitando os códigos de vestimenta exigidos pela empresa. Se você precisa de ajuda, fale comigo. A Consultoria de Imagem e Estilo tem o propósito de autoconhecimento para alinhar a sua imagem aos seus objetivos.

Agora me conta aqui nos comentários como é o seu ambiente de trabalho e como você costuma se vestir!

Um beijo e até a próxima.

Gostou? Compartilhe agora:

Imagem de Serviço Consultoria de Imagem e Estilo. Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo.

Raquel Bazetto

é Consultora de Imagem e Estilo formada pela Dresscode® com Silvana Bianchini, pioneira na consultoria de imagem no Brasil. É especialista em Estilo Pessoal e uso de acessórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vou Falar Com a Raquel

Ao clicar em INICIAR CONVERSA, você será levada para o aplicativo WhatsApp. Caso não tenha este app instalado, retorne e faça o contato pelo formulário que existe no site.

Este site utiliza cookies que possibilitam a identificação de usuários. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.