Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo
O que a roupa diz sobre você

Raquel Bazetto

O que a roupa diz sobre você?

Cientificamente, não há um consenso de qual dos cinco sentidos é o mais importante (como boa pisciana que sou, eu diria que é o sexto) mas a percepção visual é, com certeza, uma das mais desenvolvidas por nós, humanos.

A percepção visual á a capacidade que os olhos possuem de organizar e interpretar as informações que recebem. E essa interpretação depende das nossas referências e experiências anteriores, por isso, varia de uma pessoa para outra. 

Somos seres visuais, vivemos em uma sociedade visual e a nossa imagem passa mensagens às outras pessoas, queiramos ou não. 

A primeira impressão é a que fica?

Sabe a famosa frase: “a primeira impressão é a que fica”? Alguns estudos apontam que ela é verdadeira. Bom, eu acredito que seja perfeitamente possível mudar e construir impressões que alguém tem a nosso respeito, a questão é: teremos outras oportunidades para isso? 

O que cria essa primeira impressão é a comunicação verbal, que é o que falamos ou escrevemos, e a comunicação não verbal, que é expressada através da nossa linguagem corporal, nossas expressões faciais, postura, gestual e pelo que vestimos, claro. 

Outro dia eu assisti Becoming, documentário da Netflix sobre a trajetória de Michelle Obama. Ele retrata a turnê de divulgação da sua autobiografia, mostrando momentos importantes de sua vida e em determinado momento ela fala da sua relação com a moda.

Estou falando de Michelle Obama – primeira mulher negra a ocupar o cargo de primeira dama do Estados Unidos, advogada talentosa, defensora de minorias e da diversidade, inteligente, carismática e divertida. Essa mulher incrível percebeu que o que vestia chamava mais a atenção do que muitos dos discursos importantes e apaixonados que ela fazia. “Parecia que minhas roupas eram mais importantes para as pessoas do que qualquer coisa que eu tinha a dizer”, disse em entrevista ao The New York Times.

Ao lado de sua stylist Meredith Koop, Michelle criou um estilo único e usou as roupas para transmitir mensagens políticas. Com as escolhas, Michelle incentivou jovens estilistas como Jason Wu, que fez o lindo vestido de chiffon de seda branco, com alça única e delicadas flores de organza usado no Baile de Posse, apoiou marcas independentes e passou a ideia de acessibilidade usando marcas como J. Crew.

Michelle Obama escolhe o vestido do jovem estilista Jason Wu para o Baile Inaugural
Michelle Obama escolhe o vestido do jovem estilista Jason Wu para o Baile Inaugural

“Estava sendo exposta ao mundo, e tive que me tornar estratégica sobre como me apresentar, pois isso poderia me definir para o resto da vida.” Michelle Obama

Outro exemplo é a rainha Elizabeth II, que fez das cores vibrantes sua marca registrada. Será que essas escolhas são aleatórias? Segundo sua nora Sophie, condessa de Wessex, a rainha usa cores vibrantes para ser vista. 

“Não posso usar bege, senão ninguém vai saber quem eu sou.” Rainha Elizabeth II

Obviamente imagem sozinha não se sustenta, é preciso ter conteúdo. E eu não quero que você pense que a sua roupa é a única característica importante, mas é ingênuo achar que ela não transmite mensagens. Quem não se lembra da polêmica causada pela atual primeira dama americana Melania Trump? 

Durante a visita a abrigos onde estavam crianças imigrantes separadas dos seus pais enquanto tentavam cruzar a fronteira dos EUA, Melania vestiu um casaco com a frase: “I really don’t care. Do u?” (em bom português: “Eu realmente não me importo. E você?”). Na época a assessoria disse que era apenas “uma jaqueta”. Não, não era, e o mundo todo repercutiu aquela imagem de mau gosto, para dizer o mínimo. 

Melania Trump -  Casaco "I really don't care. Do u?" - O que a roupa diz
Melania Trump e o casaco polêmico

Não pense que as roupas são apenas pedaços de tecidos que servem para cobrir seu corpo e te proteger do frio. Desde que nascemos, nos vestimos todos os dias de nossas vidas, pense nela como uma segunda pele.

A roupa e os outros elementos do vestuário, como acessórios, sapatos, maquiagem, cabelo e até mesmo o perfume, são uma importante forma de comunicação e, quando sabemos disso, o caminho para o que desejamos transmitir e onde queremos chegar fica muito mais claro. 

Já parou para pensar o que suas roupas dizem sobre você?

Um beijo e até a próxima.

Gostou? Compartilhe agora:

Imagem de Serviço Consultoria de Imagem e Estilo. Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo.

Raquel Bazetto

é Consultora de Imagem e Estilo formada pela Dresscode® com Silvana Bianchini, pioneira na consultoria de imagem no Brasil. É especialista em Estilo Pessoal e uso de acessórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vou Falar Com a Raquel

Ao clicar em INICIAR CONVERSA, você será levada para o aplicativo WhatsApp. Caso não tenha este app instalado, retorne e faça o contato pelo formulário que existe no site.

Este site utiliza cookies que possibilitam a identificação de usuários. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.