Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo
Cartela de Cores Leque Dresscode

Raquel Bazetto

Vamos colorir: Aprenda como combinar as cores!

Hoje o assunto é colorido. Se você adora cores, mas sempre tem dúvidas sobre como combiná-las, este post vai te ajudar!

Uma ferramenta importante para compreender as combinações de cores é o círculo cromático. Ele é usado por diversos profissionais, entre eles estão designers, pintores, arquitetos, decoradores e, claro, consultores de imagem e estilo.

O Círculo Cromático

O círculo cromático é composto por 12 cores: 3 cores primárias (vermelho, azul e amarelo), 3 cores secundárias, que são formadas a partir das cores primárias (verde, laranja e roxo) e 6 cores terciárias, formadas pelas combinações das cores primárias com as secundárias (roxo amarelado, laranja avermelhado, laranja amarelado, verde amarelado, verde azulado e roxo azulado).

Cada uma das 12 cores são compostas por uma família de tons, dos mais claros aos mais escuros. E é dividido por cores quentes e frias. Matizes como vermelhos, alaranjados e amarelos são considerados quentes. Violetas, esverdeados e azulados, frias.

Se você nunca tinha ouvido falar a respeito de círculo cromático e quer entender um pouco mais, leia o post “Vamos falar sobre as cores?“, onde eu explico tudo direitinho.

Agora que você já sabe sobre o círculo cromático, vem ver qual combinação tem mais a ver com o seu estilo.

Combinação Monocromática

Circulo Cromático Combinação Monocromática

Nessa combinação o look é montado por apenas uma cor ou por cores com pequenas variações de tom ou intensidade.

Os looks monocromáticos são harmoniosos, geralmente não apresentam muito contrastes e criam uma imagem mais limpa, elegante e sofisticada. Visualmente, o efeito de cor única é bastante alongador. E se parece muito sem graça vestir-se de uma única cor, que tal misturar as texturas dos tecidos e caprichar nos acessórios

Ah, saber quais cores te favorecem cria um visual ainda mais harmônico. A Análise de Coloração Pessoal resolve isso!

Combinação Análoga

Circulo Cromático Combinações Análogas

Essa combinação é feita por cores vizinhas no círculo cromático. Exemplos: amarelo e laranja; azul e verde.

Apesar de coloridas, as combinações também são harmônicas, já que as cores que a compõem são semelhantes. Se você tem receio de looks coloridos, sugiro começar com as cores análogas. É fácil e o resultado vai te surpreender!

Combinação Complementar

Circulo Cromático Combinações Complementares

A combinação complementar é feita com as cores que estão de lados opostos no círculo cromático. Exemplo: vermelho e verde.

Por estarem tão longe uma das outras, essa combinação forma looks enérgicos, com destaque visual importante, que transmitem criatividade e informalidade.

Lembre-se que as cores complementares avivam umas as outras, portanto, use-as em diferentes proporções.

Como essa mistura é bastante chamativa, se você quiser ir com calma, escolha cores com intensidades diferentes. Por exemplo: uma saia verde vibrante com blusa violeta opaca.

Como tudo é uma questão de ótica, visualmente o bloco de cor que se forma com as cores complementares dá a sensação de divisão da silhueta e pode fazer uma pessoa parecer mais baixa.

Combinação Tríade

Circulo Cromático Combinações Tríade

De todas, essa é a combinação mais ousada. Pois envolve a mistura de três cores que estão equidistantes (formando um triângulo) no círculo cromático, como laranja, o roxo e o verde.

É realmente mais difícil de combinar, mas o resultado é impactante. Transmite ousadia e casualidade, por isso, talvez, não seja o mais adequado para um ambiente formal.

Uma dica para deixar o look menos despojado é apostar em tons mais suaves das cores escolhidas, e incluir peças de peso, como alfaiataria e couro. Se você nunca usou esse tipo de combinação, o jeito mais fácil de começar é elegendo uma cor como principal e usar as outras duas nas peças menores e acessórios.

Espero que você tenha gostado do conteúdo e se sinta mais segura para montar looks mais coloridos. E não esqueça de me dizer nos comentários qual combinação você vai tentar usar.

Um beijo, e até a próxima!

Gostou? Compartilhe agora:

Imagem de Serviço Consultoria de Imagem e Estilo. Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo.

Raquel Bazetto

é Consultora de Imagem e Estilo formada pela Dresscode® com Silvana Bianchini, pioneira na consultoria de imagem no Brasil. É especialista em Estilo Pessoal e uso de acessórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vou Falar Com a Raquel

Ao clicar em INICIAR CONVERSA, você será levada para o aplicativo WhatsApp. Caso não tenha este app instalado, retorne e faça o contato pelo formulário que existe no site.

Este site utiliza cookies que possibilitam a identificação de usuários. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.