Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo
Look Street Style Puffy Sleeves Manga Bufante

Raquel Bazetto

Manga, para que te quero?

Pouco antes do mundo ser assolado pela pandemia, aconteceram os desfiles da semana de moda internacionais. Entre outras inspirações dos anos 80, muitas marcas mantiveram os ombros em evidência. Olhando para o street style (bem antes do isolamento) e com permissão para descer um pouco mais, é disso que eu venho falar hoje: a manga bufante.

Não que seja novidade, afinal, a manga bufante já havia dado a cara nas temporadas 2018/2019 e fez bastante sucesso no nosso último verão. Me arrisco a dizer que, em maior ou menor proporção, ela ainda mantém o fôlego. Principalmente para quem consegue aliar estilo pessoal a tendências. Ao contrário do que costumam dizer por aí, isso é perfeitamente possível!

Tem gente que torce o nariz para esse tipo de shape eu amo, eu venero! talvez por associá-lo ao romantismo exagerado e ao cheiro de naftalina de séculos passados. Se você é uma dessas pessoas, que tal rever seus conceitos?

Apesar da essência vintage, as peças do momento trazem um ar moderno. As modelagens e volumes dão ênfase ao antebraço e punhos e não somente aos ombros, como os vestidos datados de princesa. Ah, vestido só se você quiser, pois as mangas bufantes vem em tops, bodys, camisas de tricoline, blazer, casacos, jeans, roupa de gala e até roupas de praia.

Da praia ao Baile de Gala

Quem pode usar manga bufante?

R: Quem gostar e quiser, repito: QUEM QUISER!

Seja gentil com você e confie no que você escolhe vestir, não se prenda a juízos ou restrições impostas. Dito isso, se valorizar o seu tipo físico é uma prioridade, e a proporção é uma preocupação, algumas dicas vão te ajudar.

Como o volume fica concentrado na parte superior, esse tipo de modelagem favorece muito as pessoas pessoas com tipo físico A (ombros mais estreitos que o quadril).

Se você tem o tipo físico V ou triângulo invertido (ombros mais largos que o quadril) e não quer evidenciar esse efeito, escolha os modelos com volumes nos punhos, e não nos ombros, para equilibrar a proporção.

Como usar a manga bufante?

Ser fiel ao seu estilo é o caminho mais florido, lembra? Se a questão mais uma vez é o equilíbrio, preste atenção onde está localizado o volume, se mais na região dos ombros ou do quadril.  Evitar peças volumosas na parte inferior sempre ajuda. Calças sequinhas, seja jeans ou alfaiataria, saia lápis, bermudas tipo ciclista são algumas das boas opções.

No caso de peças únicas, como vestido e macacão, vale marcar a cintura. Se a intenção é evidenciar a região, use cintos e acessórios contrastantes. Se for o contrário, escolha cinto da mesma cor da peça.

Se é o volume que te assusta, opte por mangas mais discretas, delicadas e peças feitas de tecidos leves, que caem suavemente no corpo e tiram a sensação de exagero.

Para todas as ocasiões

Como eu disse no ínicio, a manga bufante pode ir a todos os lugares (pausa dramática para a linda Zoey Deutch e seu macacão amarelo na cerimônia do Globo de Ouro 2020). Se o seu look festivo, assim como o meu, não inclui tapete vermelho com frequência, invista na manga bufante com brilho e transparência e uma sandália de tiras finas e salto alto.

Do tapete vermelho para o After Party

Mangas bufantes em casaquinhos e blazer tem passagem livre no ambiente corporativo, arregace as mangas para um visual mais urbano e combine com acessórios importantes.

Se os elementos visuais do universo romântico fazem parte do seu estilo, você não vai precisar muito para combinar e usar sem medo. Agora, se você quer fugir do look 100% romântico, invista em contrapontos, compondo blusas de tecidos finos com jeans bruto ou vestidos com coturnos e mix de texturas e estampas.

Se a manga bufante te parece simpática, mas não tem tanta certeza assim, use com moderação. Escolha uma peça que você adora, na sua cor preferida, que te dê segurança e faça a manga bufante de coadjuvante.

Por fim, se você não gosta, não use! Nem manga bufante, nem qualquer outro item.

 Um beijo e até a próxima.

Gostou? Compartilhe agora:

Imagem de Serviço Consultoria de Imagem e Estilo. Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo.

Raquel Bazetto

é Consultora de Imagem e Estilo formada pela Dresscode® com Silvana Bianchini, pioneira na consultoria de imagem no Brasil. É especialista em Estilo Pessoal e uso de acessórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vou Falar Com a Raquel

Ao clicar em INICIAR CONVERSA, você será levada para o aplicativo WhatsApp. Caso não tenha este app instalado, retorne e faça o contato pelo formulário que existe no site.

Este site utiliza cookies que possibilitam a identificação de usuários. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.