Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo

Raquel Bazetto

5 motivos para você aderir a bermuda já

Quando pensamos em bermuda, geralmente, associamos o seu uso à situações informais de dias ensolarados. Acontece que a vida não é um final de semana prolongado. E deixar uma peça com enorme potencial de cumprir diferentes papéis restrita a um ou outro compromisso despretensioso é desperdício.

Um dos meus objetivos com a Consultoria de Imagem e Estilo é aumentar o repertório de uso das roupas, dando a elas novas oportunidades além das predefinidas “roupas de”.

E se você acha que é impossível para uma peça como a bermuda, eu trago não apenas um, mas 5 motivos para você tirá-la do lugar despojado que ela foi colocada.

Antes, deixe-me explicar uma diferença: Embora sejam da mesma família, bermuda e shorts não são a mesma coisa. O comprimento é o item que difere uma peça da outra. A bermuda tem o comprimento mínimo próximo ao joelho. O shorts tem a linha da barra próxima a coxa, são curtos, em alguns casos, curtíssimos.

Explicado, vamos ao que interessa: 

1. Tem para todos os estilos

Toda mulher pode usar bermuda se assim desejar. O importante é que ela tenha característica do estilo pessoal e desejo de imagem, além de ser adequada para o lugar que está.

Você pode optar pela discrição das cores neutras e compor um visual minimalista com bermudas de corte reto. Para as personalidades e ambientes criativos, o mood colorido e estampado não pode ficar de fora. Bermudas de linho são a minha aposta para quem quer um visual natural e elegante. E de couro, com texturas e cortes diferenciados para as modernas e urbanas.

2. Pode substituir a calça no trabalho 

A menos que seu dresscode profissional não permita, uma bermuda de alfaiataria (nem muito justa, nem solta demais) com barra italiana substitui a calça social com personalidade e elegância. Principalmente, quando forma conjunto com blazer.

Camisas de seda ou tricoline, malhas estruturadas e coletes também são complementos de peso para o look office. Nos pés, scarpins de saltos altos ou médios, sandálias finas e sapatilhas de bicos finos. 

3. Vai bem a noite

Aposto que você nunca cogitou a possibilidade de usar uma bermuda num look festivo. Agora imagina uma bela bermuda e blazer de shantung com colo a mostra e um sapato poderoso? Simples e chique!

Outra sugestão são as bermudas ciclistas, aquelas bem ajustadas ao corpo.  Eu sei, é um modelo polêmico e exige certos cuidados. A proposta é tirar qualquer vestígio de ginásio e academia. Para equilibrar, combine com peças sofisticadas e sapatos decotados.

4. Pode ter muitas histórias para contar

A bermuda de hoje pode ter sido a calça de ontem. Ela pode nascer de vários modelos de calças jeans ou ainda de calças fluidas como pantalonas e até de legging mais grossas.  

Bermudas feitas de calças jeans combinam com camisas – que tal jeans com jeans? – jaquetas bomber, blazers alongados e muito mais. Eu prefiro os modelos skinny com a barra no meio do joelho, mas dá certo com as larguinhas também.

Já a bermuda que outrora foi uma pantalona pode ficar muito mais interessante com camiseta básica, mix de colares e tênis. Ah, se você não domina a arte de corte e costura, procure uma profissional para transformar calças de outros tecidos em bermuda, principalmente, os mais delicados.

5. Dá para usar no inverno também

Acredite, dá para usar bermuda com temperaturas mais baixas. A escolha começa pelos tecidos mais grossos e encorpados como couro, brim, jacquard e o próprio jeans.

O comprimento um pouco mais longo, quase uma pantacourt, também é mais indicado. 

As bermudas amplas, que se parecem com saias ficam incrivelmente modernas quando usadas com botas de diferentes alturas. Olha só: 

Será que 5 motivos foram suficientes para você ou vou ter que me esforçar um pouco mais? Me conta nos comentários. 

Um beijo e até a próxima.

Gostou? Compartilhe agora:

Imagem de Serviço Consultoria de Imagem e Estilo. Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo.

Raquel Bazetto

é Consultora de Imagem e Estilo formada pela Dresscode® com Silvana Bianchini, pioneira na consultoria de imagem no Brasil. É especialista em Estilo Pessoal e uso de acessórios.

Uma resposta

  1. Morando no Nordeste onde faz-se necessário usar pecas mais leves e não compridas, bermudas são quase como peça obrigatória. Uso desde sempre principalmente no verão e não fazia idéia que era uma peça tão pouco usada. Prefiro as de alfaiataria e produzidas com tecidos mais leves e uso-as com sapatilhas bico fino. spadrilhes, mocassim e tênis.

  2. Há alguns dias num impulso comprei duas bermudas em alfaiataria que estavam em promoção, com as duas em casa estava sem ideia de como usá-las fora do contexto de roupa para ficar em casa e aqui encontrei ótimas sugestões. Agora as minhas novas peças serão muito bem usadas. Obrigada!

  3. Incrível como você faz tudo parecer possível! Lindas as opções escolhidas, deu mesmo vontade de usar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vou Falar Com a Raquel

Ao clicar em INICIAR CONVERSA, você será levada para o aplicativo WhatsApp. Caso não tenha este app instalado, retorne e faça o contato pelo formulário que existe no site.

Este site utiliza cookies que possibilitam a identificação de usuários. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.