Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo
Colar Statement Pedras

Raquel Bazetto

Acessórios: um guia completo – Parte 3 Colar

Estamos na metade da série sobre acessórios e com certeza você já percebeu a diferença que eles podem fazer no look. Hoje, eu falo de um acessório de grande poder transformador: o colar!

Antes de começar, devo te alertar que esse post está repleto de imagens inspiradoras e que você corre um sério risco de se apaixonar.

Escolha o seu

Delicados ou statement, com única ou múltiplas camadas, de pedrarias, artesanais, clássicos, modernos. Com diversas versões, é impossível não encontrar um modelo para chamar de seu.

Correntinhas

Finas e delicadas, essa é a peça preferida das pessoas que me seguem no Instagram, e tem razão de ser, porque até as pessoas com forte inclinação ao exagero não dispensam uma boa correntinha em algum momento.

Correntinhas Douradas com Pingente Pedra

O mix de correntes com pequenos pingentes é uma boa opção para dar uma levantada no visual sem excesso. Algumas marcas vendem o mix já montado, mas você pode criar o seu, juntando os colares que já tem.

Como eu falei aqui, tome cuidado apenas para que os pingentes escolhidos conversem entre si e que as correntes tenham diferentes alturas.

Um decote proeminente nas costas fica lindo com colares e pingentes usados de forma contrária, complete o visual com o cabelo preso.

Chokers

Esse tipo de colar ajustado a garganta chegou com furor há um tempo e não saiu mais do nossos pescoços. 

Choker Preta

As jóias e as de metal com linhas finas trazem mais sofisticação e valem um look mais elaborado, já as de couro ou de tecido são mais casuais.

Se você deseja chamar atenção para o rosto, as chokers são ótimas para isso. No entanto, ela tende a acentuar a impressão de pescoço largo e rosto redondo. Se essa não for sua intenção, melhor evitá-las ou combiná-las com colares mais longos.

Para destaque do rosto, combine a chocker com um lenço de tecido leve.

Pedrarias

Além de lindos, os colares com pedrarias remetem a elementos da natureza. E se você, assim como eu, acredita que as pedras trazem boas energias, mais um motivo para ter um colar com a sua pedra preferida.

Colar Pedra Delicado

Para um visual mais criativo e dramático, opte por pedras grandes e brutas. Se a intenção é não chamar a atenção, escolhas pedras menores, leves e lapidadas. Independente do estilo da peça, o colar com pedrarias é atemporal e vai te acompanhar por muito tempo.

Um look monocromático fica deslumbrante com colar robusto de pedras com cor contrastante.

Artesanais

Feitos com tecidos, fios, palha, couro e outros materiais naturais, geralmente, essas peças passam a mensagem de casualidade, despojamento e rusticidade.

Colar Artesanal

Perfeitos para as estações mais quentes do ano, os colares com conchas e búzios dão uma cara praiana ao seu look. Os colares compridos feito de tecidos ou corda ficam incríveis com look natural e interessante.

Outra maneira interessante de criar uma peça original é substituir a corrente de metal por um lenço ou tecido fino e manter o pingente.

Statement

São aqueles colares importantes, seja pelo tamanho, pela cor, formato ou textura. São os meus preferidos, por isso, posso falar com autoridade sobre eles. Um colar poderoso pode deixar sua camiseta básica com ares de superprodução.

Colar Statement Rosa e Turquesa

A primeira coisa ao escolher uma peça assim é ter certeza que ela compõe o seu estilo, analisar as proporções do seu corpo com o colar e a mensagem que você deseja transmitir.

Lembra da harmonia e contraste? Então, se você não deseja gerar um estranhamento com contraste muito grande, equilibre o visual. Misture o maxi colar com outros acessórios menores.

Vale ter um pouquinho de atenção também com as roupas estampadas e os maxi colares. O motivo é o mesmo: evitar a disputa de atenção no look.

Colar Statement com Estampa

Um colar para cada decote

Percebo que uma dúvida comum entre as minhas clientes é de como combinar o colar com o tipo de decote. Antes de auxiliá-las, eu reforço que não existe certo e errado, o objetivo da Consultoria de Imagem e Estilo é proporcionar autoconhecimento, credibilidade e segurança. E isso não tem a ver com imposições.

E é isso que eu faço por aqui também, te indicando um caminho, mas deixando claro que ele não é o único!

Dito isso, o jeito mais coerente de combinar o colar é acompanhando a linha do decote.

Decote V

O decote em V pode ser usado com colares delicados, longos ou tipo gravatinha. Quanto mais profundo for o decote, mais delicado eu sugiro que seja o colar. Os clássicos com uma única pedra trazem elegância a composição.

Decote ombro a ombro

Os colares longos equilibram com decotes tipo ombro a ombro ou canoa mais acentuado, que podem parecer visualmente carregados por mostrar uma linha horizontal que alonga os ombros. Gargantilhas sem muita informação e colares de tamanhos diferentes também ajudam a “quebrar” a largura do decote.

Decote careca ou gola redonda

Prefira os colares que acompanhem a linha do decote, que sejam mais justos ao pescoço. Quanto mais fechado for o decote, mais volumoso e largo pode ser o colar. Os clássicos de pérolas ficam lindos com esse tipo de decote.

Decote tomara que caia

Esse decote fica bem com quase todos os tipos. Se você quer destacar mais o pescoço, prefira os mais curtos. Para destacar os seios, um colar que fique na altura do decote é melhor. O colar em camadas é infalível para qualquer tipo de tomara que caia.

Gola alta

Esse tipo de gola com um colar importante resulta num visual muito sofisticado. Vale desde uma gargantilha mais robusta aos colares longos com pendentes, que inclusive ficam melhores com as golas que “dobram”. Se você quer um look mais discretos, as rivieras longas fazem isso.

Se a cor da blusa for neutra ou sóbria, o colar pode ser ainda mais imponente, como esse de malha de metal do designer mineiro Carlos Penna.

Colar Carlos Penna

Depois de tudo isso, espero que você use e abuse dos colares. No próximo post, atenção aos braços e dedos: vamos falar de pulseiras e anéis.

Um beijo e até a próxima.


Demais posts dessa série:

Gostou? Compartilhe agora:

Imagem de Serviço Consultoria de Imagem e Estilo. Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo.

Raquel Bazetto

é Consultora de Imagem e Estilo formada pela Dresscode® com Silvana Bianchini, pioneira na consultoria de imagem no Brasil. É especialista em Estilo Pessoal e uso de acessórios.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vou Falar Com a Raquel

Ao clicar em INICIAR CONVERSA, você será levada para o aplicativo WhatsApp. Caso não tenha este app instalado, retorne e faça o contato pelo formulário que existe no site.

Este site utiliza cookies que possibilitam a identificação de usuários. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.