Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo

Raquel Bazetto

Acessórios: um guia completo – Parte 5 Broches

Broche? Isso mesmo que você leu: broche! Esse é o assunto do quinto post da série sobre acessórios. Diferente dos brincos, colares, pulseiras e anéis, os broches são pouco usados, para não dizer mal vistos, atualmente.

“Ah, Raquel, mas broche é coisa de vó!”. Bom, isso só vai ser um problema se você considera que avós só usam acessórios datados.

Muitas mulheres maduras, avós ou não, são referências de estilo! Olhe com carinho a sua volta, tenho certeza que tem uma mulher assim perto de você!

Os broches não merecem a má reputação que têm. Além de lindos e estilosos, são muito versáteis e você pode usar de várias maneiras. Confira:

Broche na jaqueta jeans 

Para derrubar o mito de acessório antiquado, eu começo colocando o broche na jaqueta jeans. Ele pode ser maior e seguir carreira solo ou pode ser agrupado com outros de tamanhos diferentes numa mesma região da jaqueta.

O jeans desgastado fica ainda mais contemporâneo com uma dupla de broches dourados.

Broche na gola da camisa  

Um broche fechando o colarinho da camisa é um detalhe que faz toda a diferença. Mas esta não é a única maneira de usar, não. Colocar dois pequenos broches de maneira simétrica e unilateral nas golas deixa o clássico super atual.

Se você quer tentar, mas não conta com um par de broches em casa, faça o teste com brincos, como eu mostro na galeria abaixo. CUIDADO apenas com os pinos de metal. Se eles forem muito longos e pontiagudos, pode ser necessário cortar um pedacinho para evitar que machuque.

Broche nos lenços

Adicionar broches aos lenços envoltos ao pescoço e sob os ombros, cumpre dupla função. Primeiro, dá um toque especial e, segundo, ajudar a deixá-los no lugar, principalmente se forem lenços maiores e grossos. Isso também vale para casacos finos e cardigãs, com os broches fazendo o papel de botões.

Tem um lenço menorzinho e um broche esquecidos na sua gaveta? Junte os dois, amarre-o no pulso e pronto: uma nova pulseira.

broche • broche no lenco como pulseira

Broche na roupa de gala

Já pensou em colocar um broche tipo jóia no seu vestido sóbrio de festa? Pode ser “prendendo” o decote, enfeitando a alça ou dando destaque a região da cintura.

Vai me dizer que não fica lindo?

Quanto maior e mais relevo tiver o broche, mais atenção ele vai atrair para a região onde estiver fixado. Então, se queres harmonia, continue seguindo a máxima de equilibrar as proporções.

Broche na roupa de trabalho

Sabe aquele blazer obrigatório do uniforme de trabalho, ele pode (e deve) ficar mais interessante com broche preso na lapela. Pequenos broches acompanhando a gola ou nos ombros vai fazer o suéter simples de home office ganhar destaque nas videoconferências.

Se o look de trabalho é em tom sobrio, os broches coloridos vão trazer alegria. E quando usados sobre tecidos com textura, ganham mais força.

Em todos os casos, é só adaptar o tamanho e o formato para o dress code exigido.

Broche no bolso e onde mais você quiser

Aproveite que o broche é um acessório sujeito a mudanças e tire-o do lugar comum (logo acima do peito), como por exemplo no bolso da parka militar, do casaco ou da calça jeans. No punho da camisa, na saia, no colar de pérolas como Chanel adorava fazer, nos chapéus e até no cabelo. 

Deixando seu moletom festivo, colorindo as listras de uma malha, ou destacando um look todo fashionista. Dando destaque a tecidos como couro e tweed.

Ah, tenha cuidado para que eles estejam em bom estado para não se machucar e marcar tecidos ou superfícies delicadas!

Será que a partir de agora você vai ver os broches com outros olhos? 

Um beijo e até a próxima.


Demais posts dessa série:

Gostou? Compartilhe agora:

Imagem de Serviço Consultoria de Imagem e Estilo. Raquel Bazetto Consultoria de Imagem e Estilo.

Raquel Bazetto

é Consultora de Imagem e Estilo formada pela Dresscode® com Silvana Bianchini, pioneira na consultoria de imagem no Brasil. É especialista em Estilo Pessoal e uso de acessórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vou Falar Com a Raquel

Ao clicar em INICIAR CONVERSA, você será levada para o aplicativo WhatsApp. Caso não tenha este app instalado, retorne e faça o contato pelo formulário que existe no site.

Este site utiliza cookies que possibilitam a identificação de usuários. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.